sábado, 12 de dezembro de 2009

Perspectiva Cônica - Parte Um

A Perspectiva



Se procurarmos a origem da palavra perspectiva iremos descobrir que ela é do latim e significa – Perspicere que que é igual a "ver através de".

Perspectiva é a uma forma de projeção em superfície bidimensional gerando a sensação tridimensional do objeto representado no desenho ou pintura ou fotografia. 

Para compreendermos um pouco melhor a perspectiva vamos conhecer um pouco mais sobre o desenho, que se trata de um conjunto de linhas, formas aplicado sobre uma superfície que gráficamente  nos permitem uma sensação através da reprodução das formas a realidade tridimensional.

O fenômeno perspectivo manifesta-se especialmente na percepção visual do ser humano — Tal fenômeno faz com que o indivíduo perceba, por exemplo, duas linhas paralelas como retas concorrentes.


Classificação

Cônica

  • Um ponto de fuga

  • Dois pontos de fuga

  • Três pontos de fuga

Paralela

  • Isométrica

  • Cavaleira

Perspectiva Cônica Para aprender como representar a perspectiva cônica devemos entender alguns elementos.

  • Ponto de Fuga é o ponto de convergência das linhas que descrevem a profundidade dos objetos. Algumas arestas vão convergir para o ponto de fuga dando a sensação de profundidade.

  • Linha do Horizonte: É o elemento da construção em perspectiva que representa o nível dos olhos do observador (LH). A linha do horizonte é considerada a linha imaginária que separa o lado superior e inferior da visão. É também o local onde situa-se o Ponto de Fuga.

Perspectiva Cônica com um ponto de fuga

Como podemos verificar a caixa foi representada usando apenas um Ponto de Fuga. Observamos que o objeto está com um face frontal e um representação de profundidade.

Exemplos: Observando os objetos no meio verificamos que suas linhas sempre estão convergindo para um ponto de fuga.

Alguns links que podem ajudar a entender melhor a Perspectiva.